Guapeva ou Fruta do Imperador - Chrysophyllum imperiale
Guapeva ou Fruta do Imperador - Chrysophyllum imperiale
Marca:
PlantadoresDisponibilidade: Disponível em 10 dias úteis
Referência:
FR00364
Compre junto e economize
A fruta do Imperador ou Guapeba (Chrysophyllum imperiale)
Mudas pequenas de Guapeva ou Fruta do Imperador
Mudas com, aproximadamente, 40cm - Produz em cerca de 5 anos
Nome científico: Chrysophyllum imperiale
Nomes populares: Guapeva, fruto-do-imperador, guapeba-preta, marmeleiro-do-mato, Árvore do Imperador.
Descrição geral:
Nativa da Mata Atlântica, a Guapeva é uma planta de médio a grande porte, que pode alcançar até 25 metros de altura. Com lindas folhas grandes e ornamentais (50 - 60cm), com as bordas serrilhadas, destaca-se por onde é vista. Produz frutos de 2,5 à 6cm, globosos e achatados nas extremidades, de casca lisa com coloração variando entre amarela e alaranjada.
Espécie altamente ameaçada de extinção!
Um levantamento feito em 2015 apontou que existem apenas 45 exemplares conhecidos espalhados pelo mundo
sendo a maioria deles em jardins botânicos (Brasil, Lisboa, Portugal, Australia, Buenos Aires, Bruxelas).
Curiosidades:
A planta ganhou o nome de árvore do imperador devido ao enorme apreço com o imperador Dom Pedro I e também o seu filho Dom Pedro II tinham por sua beleza e seus frutos.
Devido ao seu lindo efeito ornamental, a planta já ganhou vários prêmios.
Cultivo:
É uma planta de fácil cultivo que vai muito bem tanto em climas tropicais quanto subtropicais. Deve ser plantada em meia-sombra ou sol pleno, de preferência em solos ricos em matéria orgânica e deve-se manter a planta sempre irrigada quase todos os dias, mas não precisa deixar o solo encharcado.
Utilização e Consumo:
Seus frutos são saborosos e muito apreciados, porém a sua principal utilização é ornamental. Quando jovem a planta pode decorar ambientes internos, sendo mantida em vasos a meia-sombra. Conforme vai ganhando tamanho pode ser transplantada para o local definitivo, em grupos em isoladamente.
Características
Medidas das plantas:
As medidas anunciadas são a soma da parte aérea da planta ao saquinho ou ao vaso em que está plantada, afinal a raiz também faz parte da muda. A altura das mudas pode variar de acordo com a época do ano ou com a poda que recebem regularmente.
A última foto é a foto real da muda no viveiro:
Continuamos trabalhando para inserir fotos em todos os anúncios. Caso a sua planta não tenha foto da muda, certifique a descrição com atenção.
TÍTULOS "Já produz" ou "Em início de produção":
Não significam que as plantas chegarão com frutos, mas sim que elas já produziram alguma vez ou produzirão na próxima safra.
As folhas e flores são podadas para reduzir o desgaste das plantas durante o transporte:
Realizamos podas foliares antes do envio. Desta forma evitamos o stress da planta no trajeto. Após plantada, a muda brotará saudável e vigorosa.
Não usamos nenhum tipo de defensivo químico ou inseticida:
Por priorizarmos o cultivo orgânico é comum que algumas mudas cheguem com furinhos nas folhas, pois podem ter sido atingidas por algum inseto. Não significa que a planta não está saudável e também não é nada que atrapalhe o seu bom desenvolvimento.
Deixe seu comentário e sua avaliação
Comentários
Danilo Correa Silva
Essa é do RJ ou de Sidney?