De casca fina mas dura, de cor castanho-claro, e polpa branca, macia e suculenta, o longan é uma fruta usada frequentemente em sopas, lanches, sobremesas e comidas agridoces na Ásia Oriental.
Plantadores
Product ID: 552
Muda de Longan - Alporquia
Mudas 10%

Muda de Longan - Alporquia

Marca: Plantadores Referência: FR00160


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

A Longan (Dimocarpus longan)

BELAS MUDAS DE LONGAN ou LONGANA

Mudas com aproximadamente 50cm - ALPORQUIA - Produz em até 1 ano

 

Nome científico:Dimocarpus longan

Nomes Populares: Longan, olho de dragão, longana

 

Descrição geral:

O longan é uma planta frutífera nativa da China e da Tailândia e ocasionalmente cultivada em alguns poucos pomares domésticos no Brasil. É uma árvore semidecídua, ou seja, derruba parte de suas folhas em determinada época do ano. A árvore pode atingir até 8 metros porém em boas condições e com o passar dos anos pode chegar até a 15 metros de altura.

Seus frutos são drupas globosas de casca fina e quabradiça, de coloração amarronzada com polpa translúcida de sabor bem doce que envolve uma grande semente. A maturação dos frutos ocorre normalmente entre janeiro e março.

 

Utilização e Consumo:

Os frutos são consumidos na maioria das veze ao natural, em calda ou desidratados. Na China e na Ásia Oriental a fruta é bastante consumida em sopas, lanches e sobremesas.

 

Cultivo:

Recomendamos o plantio de mudas provenientes de alporquia pois quando plantada de semente pode levar entre 8 e 10 anos para iniciar a frutificação. A planta gosta de sol plenoe clima subtropical, não tolerando frio intenso. Aprecia os solos úmidos desde não encharcados. Deve-se realizar podas de contenções, cortando os brotos laterais e realizando a limpeza interna dos galhos. 

 

Curiosidade:

Na China o fruto recebe o nome popular "Olho de Dragão" devido ao visual da polpa da fruta quando aberta, que remete ao formato de uma íris de um olho de dragão.

 

Usos medicinais:

Muito utilizada na fitoterapia chinesa em função de suas propriedades nutritivas que agem no fortalecimento do sistema imunológico, na produção de glóbulos vermelhos e na cicatrização de lesões.

No China o fruto é utilizado para prevenir anemia em crianças pois contém altas quantidades de cálcio, carboidratos, proteínas, ferro, potássio e vitaminas (A, B1, B2 e C).

A fruta seca é utilizada para acabar com a insônia enquanto a fruta fresca para reduzir febres.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características